terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Do pó viemos, ao pó voltaremos ...


Nanã Buruquê. Nanã Buruku. - " Do pó viemos, ao pó voltaremos" - um ditado que cai bem  aos filhos de Nanã,ou , um ditado que a  autoria deve ( deveria) vir de Nanã.
Nanã é o Orixá mais velho.É a mãe, a avó. Apaixonada por Oxalá. É a Deusa dos mistérios, da feitiçaria. Ela acalanta. Impõe. Organiza. Limpa. Fala mansa. Fala rouca. É a Senhora  respeitada dentro do clã dos Orixás. Ela é o principio e o fim. A morte e a vida. Um Orixá cultuado  pelos Africanos e trazida pra cá ( Brasil) e com esse transporte  de " tradição" muita coisa se perdeu, Nanã também é conhecida como a Senhora da fecundidade e da riqueza e para os Povos Jeje - região  do antigo Daomé ( que significa Mãe)- Republica do Benin - Nanã é conhecida e até considerada como um Orixá masculino e divindade suprema.
Nanã sendo  a mais antiga das divindades ela tem como representação imediata  A MEMORIA DE NOSSOS ANCESTRAIS, é a mãe de Obaluaê, Oxumaré.
Querer entender  esse Orixá, seria  importante " abrir" a mente ao longo da historia do homem, onde,vivíamos ( e vivemos)  em conflito, em um frenesi entre a vida e a  morte. Onde não somos "donos"de nosso amanhã, e que com passar do tempo, carecemos de alento para nossas dores. 
A morte nos leva  a ter, a especular nossas emoções religiosas: o   mistério da morte. Era de fato comum,enterrar os mortos em posição de feto, e isso nos remeteu a conhecer que a morte e a vida caminham  juntas, e o frenesi  pelo medo da morte é ai  que está Nanã, preparando para um novo estagio, nos  lembrando que nada somos diante dos olhos do Pai. Essa angustia, essa dor,esse peso da partida só está ligado aqueles que em vida, propagam o apego da nossa passagem. Esses sentimentos é a rota de fuga para nos depreciarmos com nossa existência. Viver, para Nanã é abraçar a vida , ainda que tenhamos que lutar no dia a dia. Para os Filhos de Nanã, um novo dia é um novo viver .Não há  um dia para esses filhos que não seja único. Nanã é luz que nos guia....Ela é Nossa Vida.
Curiosidade, uma das  lendas de Nanã:
Nanã  era a Rainha de um povo e tinha  poder sobre os mortos. 
Para roubar tal poder, Oxalá casou com ela mas, ele não ligava muito prá ela, então, inconformada, Nanã fez um feitiço para ter um filho e tudo acontece exato como ela quer mas, por causa do feitiço o seu filho ( Omolu) nasce deformado e horrorizada, Nanã joga a criança  ao  mar para que morresse . Pela crueldade, Nanã engravida novamente, dessa vez, daria a luz a um filho lindo mas, que ficaria afastado dela e correria o mundo, e assim foi feito: Nasce Oxumaré que,  durante 6 meses vive no céu como um arco iris, e os outros 6 meses vive na terra , como uma cobra, arrastando pelo chão.
Data de Comemoração:  26 de julho, Saudação: Saluba Nanã( dona do pote da Terra), Sincretismo Religioso: Nossa Senhora Sant'Ana.
Saluba Nanã!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário